Detalhes do Serviço

PODA

Revisado em: 14/05/2025

Este processo consiste na emissão de autorização para que seja realizada a poda de árvores em áreas privadas ou passeios. Este processo é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos que realiza as ações de poda.

Quem pode utilizar esse serviço?

Cidadão

Tipo de Serviço

Processo Externo

Etapas para a realização desse serviço?

1

Contribuinte em posse da documentação solicita a entrada do processo inserindo dados e anexando documentação exigida em formato PDF através do site da prefeitura

http://servicos.arapiraca.al.gov.br/auth/login

2

Setor de Homologação analisa a documentação, se estiver correta a taxa será emitida, caso esteja incorreta o processo fica pendente até anexação da documentação correta. Após 30 dias pendente, o processo é cancelado

3

Assessoria Técnica recebe os autos

4

Assessoria Técnica (Técnico) faz análise técnica detalhada da documentação apresentada, caso sejam encontradas pendências, o proprietário é intimado a anexar a documentação exigida. Após 30 dias pendente, o processo é cancelado

5

Assessoria Técnica (Técnico) visita in loco para vistoria da árvore em questão. Caso não haja impedimentos é emitido a autorização e encaminhamento do processo para Secretaria de Serviços Públicos que executará a ação


Visualizar fluxo das etapas completo.

Tempo Necessário

30 Dias

Documentos Necessários

Documentos para pessoa física
Cópia de RG, CNH, etc. (documento com identificação com foto)
Documentos para pessoa juridica
Escritura do imóvel ou contrato de locação com declaração do proprietário assinada autorizando o processo (Em casos da (s) árvore (s) em questão estarem situadas no passeio)
Documentos para ambos
Cópia de CPF ou CNPJ

Validade do Documento

2 meses

Legislação do Serviço

Código de Meio Ambiente Lei nº2221/2001

Acesso Eletrônico ao Serviço

https://servicos.arapiraca.al.gov.br/abertura/1